CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO RURAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS ODONTOLÓGICOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Rural population´s knowledge of the importance of early childhood dental care
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n1.p22-33Palavras-chave:
Odontologia, Saúde bucal, Promoção da saúde, Serviços de saúde bucal, Higiene bucalResumo
A primeira consulta odontológica é um acontecimento importante e tem por objetivo orientar pais acerca dos cuidados com a saúde oral de seus filhos. A primeira infância é o período ideal para a introdução de bons hábitos, tendo a família papel fundamental nesse processo. O objetivo desse estudo foi avaliar o conhecimento da população rural, a respeito dos cuidados com a saúde oral na primeira infância. A pesquisa foi realizada por meio de um delineamento transversal, em que foi aplicado um questionário com 16 questões sobre aspectos sociodemográficos e cuidados com a saúde oral na primeira infância. As perguntas foram direcionadas a 366 moradores da zona rural. As informações foram agrupadas em planilha de dados e analisadas por meio da estatística descritiva. Verificou-se a predominância de participantes do sexo feminino (80,87%), com ensino fundamental incompleto (64,75%) e com filhos (81,15%), sendo de 15 até 36 anos (60,10%) as faixas etárias mais prevalentes, com renda mensal familiar entre 501-1500 reais (45,90%). Quanto à possibilidade de obtenção de informações, apenas 54,10% possuem acesso a internet. Em relação aos conhecimentos e cuidados sobre saúde oral na primeira infância, predominam os que afirmam que o primeiro dente decíduo irrompe no intervalo de 6 meses a 1 ano (77,05%); que a primeira consulta odontológica deve ocorrer após o primeiro ano de idade (34,97%) e que a higiene oral deve ser iniciada apenas quando o primeiro dente decíduo irrompe (45,90%). Contudo, observou-se uma superioridade (97,27%) quanto à percepção da importância da família para a obtenção de hábitos de higiene oral na primeira infância. É perceptível o conhecimento insuficiente dos moradores da zona rural em relação aos cuidados com a saúde oral na primeira infância. Diante disso, é importante que as políticas públicas considerem as desigualdades socioeconômicas para que atuem a fim de superar as limitações encontradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.