A CONVERGÊNCIA ENTRE O SUCESSO DA HUMANIZAÇÃO OBSTÉTRICA E A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
The convergence between the success of obstetric humanization and the multidisciplinary team
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n1.p107-112Palavras-chave:
Acolhimento, Gestantes, Parto humanizadoResumo
A gestação e o parto representam períodos marcados pela imprevisibilidade e pela capacidade de mudança completa na vida da gestante e de sua família. Sendo assim, a ação da equipe responsável por auxiliar o nascimento do concepto torna-se fundamental para permitir tranquilidade nesse momento único. Nesse sentido, essa revisão narrativa tem como objetivo descrever sobre a importância da equipe multidisciplinar no âmbito do parto humanizado, a partir da fundamentação em artigos existentes na literatura. Trata-se de uma análise crítica, descritiva e discursiva, construída a partir de artigos publicados nos últimos cinco anos, nas línguas português, inglês e espanhol, disponíveis nos bancos de dados Scielo, Lilacs e Pubmed. Foram usados como descritores: "gestantes", "parto humanizado" e "acolhimento", e como critérios de exclusão aqueles artigos publicados há mais de cinco anos. A desconstrução do modelo tecnicista da assistência ao parto visando a uma maior humanização desse processo teve início em 1985 através das condutas obstétricas instituídas pela Organização Mundial de Saúde. Em conjunto a essas medidas, em 2011, foi criada a Rede Cegonha com o intuito de reorganizar os serviços obstétricos dos municípios de modo a estabelecer um processo mais humanizado, em que a parturiente fosse a protagonista. Nesse sentido, é essencial apontar a relevância do conhecimento, pela gestante, dos processos fisiológicos que ela virá a sofrer, sendo este somente possível através da multidisciplinaridade do cuidado, em que profissionais de cada área deverão explicar as mudanças nas diferentes esferas físicas e emocionais. Assim, cada profissional da saúde envolvido no processo tem sua devida importância, devendo trabalhar de forma integrada e complementar. Com isso, é evidente como a equipe multidisciplinar é necessária e deve ser um requisito no momento do pré-natal e do parto, objetivando a humanização completa desses momentos tão fecundos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.