MANEJO AGROECOLÓGICO DE PRAGAS: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AGRICULTURA
AGROECOLOGICAL PEST MANAGEMENT: SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN AGRICULTURE
DOI:
https://doi.org/10.17695/%25rcsne20ol%25n199-205Palavras-chave:
gricultura sustentável, Agroecossistemas, Entomologia, SustentabilidadeResumo
O uso de agrotóxicos na agricultura é uma prática comum no controle de insetos invasores. No entanto, com passar do tempo, o uso indevido dessas substâncias pode resultar em sérios problemas para esses ambientes, como a contaminação do solo, dos recursos hídricos e de quaisquer seres vivos expostos a essas substâncias. Além disso, o sistema de produção torna-se dependente do uso desses produtos, pois o ambiente fica instável, os problemas se tornam mais prevalentes e é impossível produzir sem o uso desses defensivos agrícolas. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi levantar e expor informações sobre manejo agroecológico de pragas na agricultura. A pesquisa foi realizada por caráter exploratório, investigativo e qualitativo em que foram levantados materiais bibliográficos a partir de artigos de natureza científica, trabalhos acadêmicos, livros e sites confiáveis. O período de coleta do material de estudo ocorreu de julho a setembro de 2022. Foram selecionados trinta trabalhos, sendo apenas dez utilizados para a escrita, a partir de alguns critérios de pesquisa. Diante disso, a agroecologia entende que os agrossistemas têm a capacidade de criar os mecanismos necessários para que o próprio sistema providencie a fertilidade do solo, sua produtividade e a sanidade dos cultivos através do sinergismo entre seus componentes biológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.