ANÁLISE DO USO DE ANTIARRÍTMICOS POTENCIALMENTE INAPROPRIADOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS EM UMA UNIDADE CORONARIANA
ANALYSIS OF POTENTIALLY INAPPROPRIATE ANTIARRHYTHMIC DRUG USE IN HOSPITALIZED ELDERLY PATIENTS IN A CORONARY CARE UNIT
Palavras-chave:
Antiarrítmicos, Idosos, Uso Inadequado de Medicamentos, Farmacoterapia, Efeitos AdversosResumo
A incidência das doenças cardiovasculares aumenta significativamente com o avanço da idade. Entre elas destacam-se as arritmias cardíacas, que normalmente requerem tratamento com medicamentos antiarrítmicos, sendo alguns deles classificados como medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Logo, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso desses medicamentos em pacientes idosos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Coronariana. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, transversal e retrospectivo, realizado com dados relativos ao primeiro trimestre de 2021, em uma Unidade de Terapia Intensiva Coronariana de um hospital de alta complexidade da cidade do Recife, em Pernambuco. Dentre os 169 idosos incluídos no estudo, 31 deles fizeram uso de algum antiarrítmico potencialmente inadequado para idosos. A população estudada foi composta em sua maioria por pacientes do sexo masculino (67,7%) com idade entre 60 e 69 anos (35,48%) e diagnóstico de fibrilação atrial (36%). Os antiarrítmicos potencialmente inapropriados para idosos avaliados foram a amiodarona, o sotalol e a propafenona com prevalências de prescrição de 93,5%, 3,22% e 9,68%, respectivamente. Apesar de estar associada a inúmeros efeitos adversos e relativa falta de eficácia em idosos, amiodarona foi o fármaco mais prescrito, por já ter seu uso bem consolidado como a primeira linha de tratamento para reversão da fibrilação atrial. Diante do exposto, torna-se evidente a necessidade de seleção de alternativas terapêuticas mais eficazes e seguras para esse público, além de acompanhamento cuidadoso e identificação precoce de desfechos negativos, quando o uso desses medicamentos for inevitável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.