SAÚDE MENTAL E TRABALHO: PROMOVENDO SAÚDE E PREVENINDO AGRAVOS PSÍQUICOS JUNTO A FUNCIONÁRIOS DA FACENE/RN
MENTAL HEALTH AND WORK: PROMOTING HEALTH AND PREVENTING PSYCHIC INJURIES WITH FACENE/RN
DOI:
https://doi.org/10.17695/%25rcsne20ol%25n191-198Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador. Instituições de Ensino Superior. Saúde MentalResumo
O cenário contemporâneo tem provocado no mundo do trabalho impactos significativos para a saúde física e mental dos trabalhadores. Nos últimos anos, muitos estudos vêm sendo realizados a respeito da relação estabelecida entre a saúde mental dos indivíduos e o ambiente laboral, constatando que a saúde psíquica dessas pessoas pode ser afetada por sua ocupação profissional. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com atividades de promoção de saúde e cuidados preventivos em saúde mental junto ao corpo de colaboradores da FACENE/RN. O projeto de extensão teve início no semestre de 2021.1 e conclusão em 2022.1, contando com discussões de temas relacionados ao adoecimento psíquico no trabalho, entre eles: sintomas ansiosos e depressivos, sobrecarga e desgaste profissional, autocuidado e autorresponsabilização, qualidade de vida e trabalho e Síndrome de Burnout. As ações aconteceram por meio da plataforma Google Meet. Observa-se o impacto positivo do projeto, uma vez que, a partir dele, foi possível promover aos participantes o contato com demandas e questões importantes e muitas vezes negligenciadas ou deixadas em segundo plano. Conclui-se que possibilitar melhor qualidade de trabalho e um ambiente favorável à autonomia e autenticidade dos colaboradores tende a proporcionar além de produtividade, a realização pessoal saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.