ACESSO DE GESTANTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE A ORIENTAÇÕES SOBRE DIABETES MELLITUS GESTACIONAL
PREGNANT WOMEN ACCESS TO GUIDANCE ON GESTATIONAL DIABETES MELLITUS AT A HEALTH UNIT
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Diabetes Gestacional, Cuidado Pré-natal, Promoção da SaúdeResumo
O Diabetes Mellitus Gestacional é definido pela presença de hiperglicemia durante a gestação, ocasionada pela ação insatisfatória e/ou secreção insuficiente da insulina. Objetivou-se investigar o acesso das gestantes a orientações sobre o Diabetes Mellitus Gestacional em uma Estratégia Saúde da Família do município de Espinosa, Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo realizado com 20 gestantes. Os dados foram coletados entre fevereiro e março de 2021 a partir de entrevistas semiestruturadas, analisadas mediante Análise do Conteúdo. As gestantes recebem orientações sobre o Diabetes Mellitus Gestacional na Estratégia Saúde da Família através da equipe de saúde durante as ações do pré-natal, assim como pelo acesso a informações da internet e de conhecidos, ainda assim, observou-se que o conhecimento das gestantes é limitado em relação à doença. Os profissionais de saúde orientam quanto ao controle da alimentação e a realização de exercícios físicos como medidas de prevenção à doença. Observou-se que as gestantes confiam nas orientações da equipe multiprofissional, o que reforça a importância das práticas de educação em saúde e a necessidade de incentivar as gestantes a adquirir conhecimento adequado, visto que o conhecimento das gestantes é um aliado importante para a prevenção de agravos e promoção do autocuidado na gestação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.