COMPETÊNCIA CULTURAL E QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
CULTURAL COMPETENCE AND QUALITY OF NURSING CARE
Palavras-chave:
Enfermagem, Assistência à Saúde, Diversidade Cultural, Enfermagem Transcultural, Enfermeiras e EnfermeirosResumo
Indivíduos migram por motivos muito variados, alguns estão em busca de melhores condições de trabalho e de vida, outros se veem obrigados a deixar seus países devido a guerras e conflitos. Além disso, o mercado do turismo de saúde está em ascensão, assim, pessoas também saem de suas regiões em busca de tratamentos médicos. A globalização facilitou os movimentos migratórios. Todos esses fatores fizeram com que a diversidade cultural dos povos fosse aumentando gradativamente. A cultura está diretamente ligada à assistência à saúde, pois interfere na forma como o indivíduo encara o processo saúde-doença. Por isso, profissionais de enfermagem devem conhecer as crenças e os costumes de seus pacientes para prestar um cuidado eficaz e eficiente. O objetivo deste estudo foi refletir sobre a enfermagem transcultural e a qualidade da assistência prestada pelos profissionais de enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa baseada na leitura, análise e interpretação de artigos científicos sobre enfermagem transcultural disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no Google Acadêmico. Observou-se que as características culturais das populações de diversos países estão em constante processo de mudança. Cursos, intercâmbios e renovações curriculares buscam atualizar o estudante e o profissional de enfermagem sobre diferentes culturas, pois há o conhecimento de que os profissionais de enfermagem devem estar culturalmente capacitados para atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais culturalmente diversificada. Conclui-se que faculdades de enfermagem e instituições de saúde devem atentar para o ensino e para a prática da enfermagem transcultural, para que a assistência de enfermagem possa ser mais qualificada e humanizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.