INFECÇÃO POR COVID-19 DURANTE A GESTAÇÃO: AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS E DESFECHO GESTACIONAL
Palavras-chave:
Infecções por Coronavírus, Complicações Infecciosas na Gravidez, Manifestações ClínicasResumo
A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e sua doença respiratória (COVID-19) logo tornaram-se uma ameaça global. Por tratar-se de uma nova doença, a busca por evidências que indiquem a avaliação e o manejo adequados, principalmente para os grupos de risco, torna-se imprescindível. Portanto, este trabalho objetiva elucidar e analisar os conhecimentos atuais sobre o impacto da contaminação pelo vírus durante a gestação para seu devido enfrentamento. Realizou-se uma revisão sistemática que teve como princípio norteador a análise das manifestações clínicas e complicações ocorridas nas gestantes infectadas por SARS-CoV-2. Para tal, foram utilizados os descritores: “Pregnancy” AND “Coronavirus”, através das bases MEDLINE e SciELO. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionadas 15 produções. As manifestações mais comuns foram similares às das mulheres não-gestantes: febre, fadiga, dispneia, mialgia e tosse. Entre divergências, notou-se a ocorrência de agravamentos, como a pré-eclâmpsia. Apesar dessas contradições na literatura e limitações quantitativas das amostras, as complicações gestacionais mais relatadas foram sofrimento fetal, ruptura prematura de membranas, partos prematuros e até mesmo morte fetal. Todavia, achados de transmissão vertical não foram observados. Apesar de significativo aumento na realização de cesáreas, as escolhas devem ser individualizadas, uma vez que a infecção por COVID-19 não é isoladamente indicativo de intervenção cirúrgica. Pontua-se que a maioria dos estudos são provenientes de regiões bem distintas cultural e demograficamente, mas o conhecimento e análise da literatura são essenciais para entendimento da doença e delineamento das condutas adequadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.