ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E APOIO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA : REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Serviços de Saúde Mental, Defesa da Criança e do Adolescente, Violência.Resumo
A violência doméstica contra crianças e adolescentes é uma prática recorrente no Brasil e fere os direitos desse grupo, estabelecidos pela legislação vigente. Tais vítimas necessitam de apoio psicossocial, durante o acompanhamento pelo sistema de saúde. O trabalho objetiva avaliar a oferta de apoio psicossocial para crianças e adolescentes, vítimas de violência doméstica, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada pela análise de estudos científicos selecionados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), através das bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Serviços de Saúde Mental”, “Defesa da Criança e do Adolescente”, “Violência”. Observou-se que a rede de apoio, apesar de possuir um aparato legal que ofereça proteção aos direitos das crianças e adolescentes, vítimas de violência, encontra-se desarticulada entre seus setores, o que dificulta o apoio psicossocial às vítimas. Conclui-se que são necessárias ações intersetoriais que visem integrar os elementos da rede de apoio, para que se possa oferecer um cuidado integral aos jovens vítimas de maus-tratos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.