ENFOQUE LÚDICO NA EDUCAÇÃO E PROFILAXIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
Palavras-chave:
Parasitoses., Doenças Bacterianas., Prevenção de doenças., Jogos e brinquedos.Resumo
O presente ensaio busca como objetivo o desenvolvimento de atividades lúdicas com caráter educativo para crianças da 1ª fase do ensino fundamental de escolas públicas do município de João Pessoa-PB, como também, professores, funcionários e pais dessas crianças, visando contribuir para a educação e profilaxia das doenças infecciosas e parasitárias. Na busca de conseguir esse objetivo, realizamos um estudo de caráter exploratório e descritivo, através do acervo e base de dados em saúde, PUBMED e SCIELO, para aquisição de informações acerca de metodologias de ensino de caráter lúdico. Nesse sentido, dividimos nosso trabalho em dois grupos, das quais participaram pessoas de faixas etárias diferentes, buscando relacionar o aspecto lúdico como forma de ensino-aprendizagem. Com o primeiro grupo foi abordado apenas para crianças, na qual foram desenvolvidos jogos e outros recursos lúdicos. As palestras fizeram parte do segundo grupo e foram destinados aos funcionários e pais. Utilizando perguntas e respostas, nos pré-testes e pós-testes, ficou evidenciado o aprendizado através das ações desenvolvidas. Os resultados obtidos ao final do trabalho mostraram-se promissores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.