UM ENLACE DA NEFROLITÍASE COM A ARTRITE GOTOSA
Palavras-chave:
Gota., Nefrolitíase., Reumatologia.Resumo
A artrite gotosa é uma doença crônica caracterizada por inflamação das articulações com crises agudas e recidivantes por depósito de cristais de ácido úrico, sendo a mais prevalente doença articular inflamatória, principalmente após os 40 anos e em homens (4H: 1M). Em virtude do aumento da expectativa de vida, associada à alteração dos hábitos alimentares, sua incidência elevou e, consequentemente, há maior risco das complicações clínicas, como o acometimento renal. Com isso, este trabalho busca demonstrar, através de um relato de caso, a relação entre a artrite gotosa e a nefrolitíase em paciente com quadros agudizados e recidivantes destas patologias. Homem, 45 anos, sedentário, apresentou quadro súbito de dor intensa em região lombar direita com ultrassonografia evidenciando nefrolitíase. Após cinco anos, evoluiu com quadro agudo de dor em pontada de forte intensidade na primeira articulação metatarsofalangeana do pé direito, sendo diagnosticada artrite gotosa e iniciado tratamento com colchicina, obtendo boa resposta. Iniciou seguimento clínico, com terapia de manutenção com alopurinol, hidratação oral adequada e uma dieta hipoproteica, evitando alimentos como leite e seus derivados, bebidas alcoólicas, carnes vermelhas e excesso de lipídios e carboidratos. Aos 52 anos, após período de descuido da terapia, apresentou nova nefrolitíase seguida por crise gotosa, ambas do lado direito. As informações obtidas em entrevista clínica e na literatura médica foram suficientes para alcançar o objetivo do trabalho. A excreção renal ineficiente de ácido úrico é encontrada em 90% dos pacientes com gota primária e relaciona-se ao primeiro quadro de nefrolitíase. A hiperuricemia (> 7mg/dl) leva a supersaturação e precipitação em forma de cristais nas articulações (podagra no pé direito) e em outros órgãos (nefrolitíase). A avaliação reumatológica detalhada de um paciente com nefrolitíase de repetição deve ser sempre aventada, sobretudo, em casos associados à hiperuricemia e quando houver fatores de risco associados à artrite gotosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.