EDUCAÇÃO E SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO PROJETO “PREVENÇÃO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS BACTERIANAS E PARASITOSES”
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Doenças Transmissíveis, Prevenção de Doenças. Crianças, DocentesResumo
Esse artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho realizado por um grupo de estudantes de Medicina, participantes de um projeto de extensão intitulado de “Educação e saúde: prevenção das doenças infecciosas bacterianas e ectoparasitoses”, cujos objetivos foram levar o conhecimento sobre as doenças infecciosas e bacterianas a um grupo de professores em uma escola pública, e também à comunidade escolar infantil que visitou as atividades proporcionadas pelo projeto, em parceria com a Faculdade de Medicina Nova Esperança. As atividades aconteceram no ano de 2014, sendo distribuídas entre o primeiro e o segundo semestre letivo. Para tanto, foram realizadas exposições dinâmicas e esclarecedoras que proporcionaram entendimento claro e objetivo a todos que foram assistidos. As equipes se reuniram uma vez por semana, num primeiro momento com os pais e professores, e num segundo momento com as crianças. Para os primeiros, em uma única apresentação, foram abordados temas como faringoamigdalites, otites, sinusites, pneumonia, coqueluche e doenças parasitárias. Para as crianças foram feitas duas atividades, de forma lúdica, a respeito de prevenção de infecções bacterianas e parasitoses. Com base nisso, concluiu-se que os objetivos do projeto foram alcançados e que os resultados encontrados ultrapassam estatísticas e números, tendo sido resultados qualitativos, com esclarecimento sobre doenças prevalentes na comunidade, bem como instruções para as resoluções de possíveis problemas relacionados às mesmas, que antes não eram conhecidas e a partir dessas iniciativas o foram. Pais, professores e alunos se mostraram gratos e satisfeitos com o que lhe foram passados. Houve imensa contribuição do projeto e suas diretrizes para a educação e construção de conhecimento da parcela da sociedade envolvida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.