AUTISMO INFANTIL: APLICAÇÕES DO ENSINO ESTRUTURADO NA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Celly Anne Vasconcelos Pereira
  • Ceylla Fernanda Vasconcelos Pereira
  • Cyelle Carmem Vasconcelos Pereira

Palavras-chave:

Autismo Infantil, Educação Especial, Comportamento Adaptativo

Resumo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento, que se manifesta antes de 3 anos, cujas áreas afetadas são: interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. Por isso, os autistas enfrentam muitas dificuldades na aprendizagem e precisam de constante auxílio em sua vida. Sabendo que o autista não se adapta facilmente ao mundo externo, é preciso que, na escola, ele tenha uma rotina estruturada, situando-o no espaço e no tempo. O objetivo desta pesquisa é mostrar a importância do ensino estruturado para crianças autistas a fim de possibilitar a inclusão social e escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo descritiva que inclui artigos e obras literárias, e se justifica por observarmos a urgente necessidade de escolas e professores se qualificarem e se prepararem para receber crianças e adolescentes autistas em seu quadro de discentes. A partir do diagnóstico de autismo, é preciso montar uma estratégia educacional para superar as dificuldades da criança de forma que ela possa se integrar. Diante das circunstâncias, o ensino estruturado é utilizado como método de ensino e consiste em ensinar técnicas comportamentais e métodos de educação especial a crianças autistas, a fim de que respondessem as suas necessidades, muitas vezes impossibilitadas pela dificuldade na comunicação. Através de um ensino estruturado é possível fornecer uma informação clara e objetiva das rotinas, manter um ambiente calmo e previsível, atender à sensibilidade do aluno aos estímulos sensoriais, propor tarefas diárias que o aluno é capaz de realizar e promover a autonomia. Concluímos, portanto, que o ensino estruturado permite que o autista possa se comunicar, aprenda de maneira diferenciada, coordene seu comportamento e se frustre com menos frequência, além de que o insere no ambiente escolar e social, convivendo em harmonia com pessoas diferentes e estranhas ao seu meio familiar.

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

Vasconcelos Pereira, C. A., Vasconcelos Pereira, C. F., & Vasconcelos Pereira, C. C. (2013). AUTISMO INFANTIL: APLICAÇÕES DO ENSINO ESTRUTURADO NA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 11(3), 88–95. Recuperado de http://revistanovaesperanca.com.br/index.php/revistane/article/view/439

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original