CONTRIBUIÇÕES DA BIOÉTICA PARA O ANESTESIOLOGISTA: UMA VISÃO TEÓRICA
Palavras-chave:
Bioética, Anestesia, ÉticaResumo
A tecnologia e as ciências experimentais vêm sendo cada vez mais prestigiadas, e isso tem trazido questionamentos éticos de difícil resolução e ocasionado problemas como a sobreposição às ciências humanas, o que resulta em um desequilíbrio de valores e na desumanização de profissionais da área de saúde. A presença da Bioética favorece a reflexão sobre dilemas de cunho ético a respeito da vida humana e pode contribuir para uma prática mais consciente e crítica. O objetivo do estudo é revisar a produção científica nacional na área da Anestesiologia e da Bioética. Estudo bibliográfico, exploratório, relativo à produção do conhecimento da Bioética, tendo como fonte de dados artigos nacionais, disponibilizados na íntegra e publicados no período de 2006 a 2011, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A busca bibliográfica foi realizada a partir da interação dos seguintes descritores: Anestesiologia e Bioética, Anestesiologia e Ética, Anestesia e Bioética, Anestesia e Ética. O universo do estudo foi constituído por cinco artigos publicados na base de dados da BVS, sendo dois artigos originais e três revisões de literatura. Os critérios para a seleção da amostra foram: que o estudo abordasse, no título, a temática investigada; estivesse publicado no período acima referido; apresentasse o tema na íntegra e no idioma português. Conclui-se que a Bioética contribui para que o anestesiologista reflita sobre os dilemas de cunho ético com que se depara.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.