INVESTIGAÇÃO DAS AÇÕES DE ENFERMAGEM NO PLANEJAMENTO FAMILIAR EM CIDADES DO CURIMATAÚ PARAIBANO
Palavras-chave:
Planejamento Familiar, Papel do profissional de enfermagem. Atenção Primária à SaúdeResumo
O planejamento familiar integra as ações que devem ser desenvolvidas pelos profissionais enfermeiros na Estratégia Saúde da Família, estando a sua execução fragilizada diante de fatores diversos. Objetivou-se neste estudo investigar as ações de planejamento familiar realizadas pelos enfermeiros em Unidades de Saúde da Família do Curimataú paraibano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, realizada com seis enfermeiros inseridos na Estratégia Saúde da Família da microrregião do Curimataú paraibano. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado de entrevista, sendo utilizada a técnica de Análise de Conteúdo temática categorial proposta por Bardin. Os resultados revelaram uma realidade de ações mínimas e inespecíficas de planejamento familiar e elucidaram dificuldades apresentadas pelos profissionais enfermeiros, como a impossibilidade de aquisição de materiais informativos, limitação na oferta de contraceptivos e falta de capacitação para trabalhar a temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.