ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM UM SERVIÇO HOSPITALAR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
Palavras-chave:
Emergência., Comunicação interdisciplinar., Hospital., Pediatria., Urgência.Resumo
Objetivo: relatar a experiência vivida por uma equipe interprofissional no serviço de urgência e emergência de um hospital pediátrico de referência do estado do Ceará. Metodologia: relato de experiência, de caráter descritivo, desenvolvido pela primeira turma de Residência Integrada em Saúde de um hospital pediátrico de referência do estado do Ceará. A equipe foi a primeira a passar pelo serviço de urgência e emergência e contava com seis profissionais das seguintes categorias: enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, terapia ocupacional e odontologia. A permanência na unidade se deu no período de julho a setembro de 2014. Resultados: neste relato de experiência, foi possível descrever como ações interdisciplinares aconteceram nesta unidade através das seguintes atividades propostas pela equipe de residentes: sala de espera, visita interprofissional ao leito de observação e consulta interprofissional no pronto atendimento. Foi percebido pelo grupo de residentes que planejar e desenvolver ações em saúde numa equipe interdisciplinar diversifica as abordagens, amplia as temáticas propostas e enriquece o diálogo entre profissionais e usuários. Conclusão: percebeu-se que a emergência hospitalar constitui um cenário de prática rico para atuação interprofissional e que esta possibilita uma atenção integral à criança e ao adolescente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.