RESÍDUOS DE SAÚDE GERADOS NUM HOSPITAL EM CAMPINA GRANDE-PB: IMPACTOS AMBIENTAIS E NA SAÚDE HUMANA
Palavras-chave:
Resíduos de serviços de saúde, Gestão em saúde, Resíduos perigosos, Infecção hospitalar, Impacto ambientalResumo
Diante do crescimento da população urbana brasileira, verifica-se o aumento da produção dos resíduos sólidos urbanos, especialmente aqueles gerados em unidades de saúde. A problemática dos resíduos de saúde é de extrema relevância na atualidade e tem como principal fator contribuinte a falta de conscientização e conhecimentos da maioria dos gestores e funcionários que lidam com esses resíduos. Os hospitais, pela grande diversidade de procedimentos realizados, destacam-se por apresentar riscos biológicos, químicos e físicos. O descaso dado aos resíduos de saúde atinge a maioria dos municípios brasileiros. Dentro deste contexto, insere-se a cidade de Campina Grande/PB. Este trabalho objetivou analisar a gestão dos Resíduos de Saúde num Hospital Público na Cidade de Campina Grande/PB. Os dados foram coletados por meio de observação direta nos setores que geram resíduos de saúde. Analisamos todos os setores do hospital, dando maior ênfase aos que geram e acondicionam resíduos dos grupos A, B e E. A quantificação deu-se através da pesagem dos resíduos durante sete dias e o resultado foi multiplicado por 30, para estimar a quantidade média mensal. Observou-se que, embora o plano de gerenciamento existente contemple muitas exigências da Resolução Diretoria Colegiada/Agência Nacional de Vigilância Sanitária 306/2004 e do Conselho Nacional de Meio Ambiente 358/2005, ele não vem sendo praticado na sua totalidade. Foram verificadas falhas na segregação, no acondicionamento e no armazenamento externo dos resíduos, o que nos permitiu concluir que o plano necessita de ajustes teórico-metodológicos e mudanças na
atitude dos responsáveis pelos resíduos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.