CAUSAS DE ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS NOS GLÓBULOS VERMELHOS QUE COMPROMETEM O RESULTADO DO LAUDO CLÍNICO
Palavras-chave:
Patologias, Eritrócitos, Alterações morfológicasResumo
A série eritrocitária, parte constituinte do tecido sanguíneo, é uma ferramenta bastante eficiente na determinação de patologias. Mediante sua importância, as hemácias necessitam ser observadas mais atentamente, principalmente em seu sentido patológico, uma vez que desempenham papel fundamental na manutenção da vida. O objetivo principal desta obra é evidenciar as reais causas de alterações morfológicas eritrocitárias, que surgem nos laudos clínicos, e associálas a patologias ou a defeitos técnicos, de manutenção ou agressões cotidianas. O presente trabalho abrange os componentes do tecido sanguíneo, as causas e efeitos das transformações eritrocitárias, a diversidade de patologias que desencadeiam no ser humano e relata e define as variadas formas (acantocítica, ovalocítica, eliptocítica, esferocítica, drepanocítica, dacriocítica, equinocítica, queratocítica, estomatocítica, esquistocítica, nizocítica, discocítica, anulocítica, codocítica) que as hemácias adquirem. Com esta revisão literária, foi possível perceber que o diagnóstico clínico pode ser facilmente camuflado, uma vez que a morfologia se altera por inúmeros fatores. Porém, a necessidade de se descobrir a causa dessa alteração é muito importante no diagnóstico precoce de uma suposta patologia, sendo essa reafirmada por exames específicos e precisos de caráter confirmatório. Neste sentido, avaliar os eritrócitos significa está atento a uma possível anormalidade observada tardiamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.