EXPERIÊNCIA COM A PRÁTICA DE COMPOSTAGEM EM COMUNIDADE PESQUEIRA DA PRAIA DA PENHA-PB
Palavras-chave:
Algas arribadas., Pescadores., Educação Ambiental.Resumo
A compostagem é uma técnica de extrema utilidade para a gestão de resíduos orgânicos, em diversos meios ambientes, aplicada para o reaproveitamento de resíduos orgânicos, que segue o mesmo princípio que ocorre na natureza. As macroalgas, encontradas na praia, podem ser aproveitadas para o processo de compostagem apresentando boas propriedades químicas. No período em 2014 e 2015, no bairro da Penha, realizou-se um trabalho de compostagem na Associação de Aquicultores e Pescadores da Praia da Penha, como ferramenta de educação ambiental e com posterior análise química do composto resultante que, baseado nos resultados obtidos no laboratório especializado e com as melhorias observadas no composto final, conclui-se que esta técnica tem forte capacidade de promover mudanças na comunidade de pescadores, proporcionando maior bem-estar e conhecimento para todos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.