A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE
Palavras-chave:
Auxiliares de Saúde Comunitária, Qualificação, Educação em SaúdeResumo
A educação em saúde pode ser definida como um campo de práticas que ocorrem ao nível das relações sociais, normalmente estabelecidas pelos profissionais de saúde, entre si, com a instituição e, sobretudo, com o usuário no desenvolvimento cotidiano de suas atividades. É através da Educação em Saúde que se promove o senso de identidade individual, a dignidade e a responsabilidade comunitária, e é através do Agente Comunitário de Saúde (ACS), o qual possui a função de educador em saúde, que é criado um elo de confiança entre os desejos e expectativas da população por uma vida melhor. A pesquisa teve como objetivo verificar a qualificação dos ACS como educadores nas políticas públicas de saúde, através do Processo de Educação em Saúde no município de Petrolina. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantiqualitativa. Os sujeitos foram grupos de ACS escolhidos aleatoriamente no município de Petrolina – PE, totalizando uma amostra de 50 participantes. Os dados foram obtidos através de um questionário acerca da Educação em Saúde, sendo posteriormente analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UNIVASF – CAAE: 0028.0.441.000-11. Verificou-se que grande parte dos ACS não possui uma percepção acerca do que venha a ser o Processo de Educação em Saúde, todavia, reconheciam as deficiências de recursos e materiais que impossibilitam a promoção do processo educacional em saúde. Concluiu-se que, para obter-se uma adequada qualificação dos ACS como educadores nas políticas públicas de saúde, não é preciso tornar-se especialista em teorias da educação, ou em teorias pedagógicas, mas é preciso entender que o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem está diretamente envolvido com a troca de conhecimentos e orientações, necessitando que a formação do ACS seja rediscutida, em novas bases, definindo diretrizes curriculares e competências para sua prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.