DÉFICITS DE AUTOCUIDADO NO CONTEXTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ESCOLARES COM SOBREPESO E OBESIDADE
Palavras-chave:
Prevenção, Hipertensão, Saúde da CriançaResumo
Objetivos: averiguar nos escolares de faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, as condições de sobrepeso e obesidade; identificar os déficits de autocuidado para hipertensão arterial e, por fim, discutir, à luz da literatura científica e da Teoria do Autocuidado de Orem, os déficits de autocuidado universais. Metodologia: tratou-se de um estudo exploratório, fundamentado na Teoria do Autocuidado de Orem, com abordagem quantitativa. Cenário do estudo foram três escolas municipais e participaram da pesquisas escolares na faixa etária de 7 a 11 anos de idade regularmente matriculados. Resultados: Conforme asclassificações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, 50,5% (55) dos escolares são eutróficos, 11,9% (13) possuem baixo peso, 13,8% (15) possuem sobrepeso, dentre estes 2,8% (3) são obesos. Quanto ao uso de bebida alcoólica dois (1,8%) dos escolares disseram que fazem uso e 18 (16,5%) que já fizeram em algum momento da vida. Em relação ao uso de tabaco, apenas um (0,9%) da amostra referiu já ter utilizado, 35 (32,1%) que moram com fumante e 4 (11,42%) permanecem no mesmo ambiente em que o familiar está fumando. Conclusões: Pode-se concluir que os níveis de obesidade são baixos, no entanto, são subnotificados, pode-se afirmar ainda que, frente à teoria do autocuidado, os escolares estão à margem dessas práticas, visto a presença e continuidade dos fatores de risco seja nas suas moradias, na escola e no seu cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.