AVALIAÇÃO DOS FATORES DE RISCOS PARA O SURGIMENTO DA ATEROSCLEROSE EM JOVENS DA CIDADE DE PATOS-PB
Palavras-chave:
Fatores de riscos, Dislipidemias, Aterosclerose, Doenças cardiovascularesResumo
A aterosclerose é uma doença vascular, que acomete a camada íntima de artérias de médio e grande calibre, sendo desencadeada por uma série de fatores de riscos. Mais de 50% dos óbitos poderiam ser evitados com a redução desses fatores. Este trabalho teve como objetivo identificar os principais fatores de riscos para o surgimento da aterosclerose, que acometem os indivíduos jovens. Foram incluídos 50 indivíduos na faixa etária entre 18 e 21 anos, aplicou-se um questionário e analisou-se alguns elementos do sangue. Foi retirada uma alíquota de sangue do material colhido quando os indivíduos estavam fazendo seus exames de rotina. Considerando o IMC, 14% estavam acima do peso e 2% apresentaram obesidade tipo I. Quanto à prática de exercícios físicos, 34% dos jovens realizavam alguma atividade física, 66% eram sedentários. Quanto ao tabagismo, 8% eram fumantes e do sexo feminino. Em relação aos padrões bioquímicos, 8% tiveram sua glicose alterada e foram apenas mulheres, sendo que 2% se apresentaram com hipoglicemia, e 6% com hiperglicemia, porém nenhuma foi considerada diabética, pois os valores apesar de irregulares não representavam referência para considerar o indivíduo diabético. De acordo com as dislipidemias, 8% dos jovens apresentaram hipertrigliceridemia isolada, 16% apresentaram hipercolesterolemia mista, para as lipoproteínas LDL e HDL, 10% tiveram seu LDL-C aumentado; e 54% tiveram seu HDL-C reduzido. Os resulta-dos indicam a necessidade de intervenções que promovam um estilo de vida saudável, com ênfase à adoção de hábitos alimentares adequados e ao aumento dos níveis de atividade física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.