A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS EM AMBIENTE HOSPITALAR
Palavras-chave:
Lavagem das mãos, infecção hospitalar, EnfermagemResumo
A higienização das mãos consiste em um procedimento necessário antes e após a realização de cuidados de saúde com o intuito de prevenir qualquer tipo de contaminação ao paciente. Este trabalho teve como objetivo investigar a importância da higienização simples das mãos pela equipe de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com abordagem quantiqualitativa. A amostra foi composta por 12 profissionais de enfermagem que atuavam em um hospital filantrópico no município de João Pessoa. Utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para a análise dos dados qualitativos. Como resultado identificamos que 41,7% são técnicos de enfermagem, os demais enfermeiros; há predominância do sexo feminino; a maioria dos participantes tem de 36 a 40 anos; 33,3% trabalham na assistência há mais de 5 anos; 50% não tem atualização em biossegurança e os 50% tem. Diante do questionamento: Qual a importância da Higienização Simples das mãos pela equipe de enfermagem? Tivemos como Ideia central: Diminuir os microrganismos e ajudar na prevenção da infecção hospitalar. Percebemos que os profissionais de saúde reconhecem a higienização simples das mãos como um ato realizado para prevenir ou reduzir as infecções hospitalares e relatam a técnica correta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.