AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS SUBJETIVOS ASSOCIADOS À EXPOSIÇÃO ELETROMAGNÉTICA DOS TELEFONES CELULARES EM CORRETORES DE IMÓVEIS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB
Palavras-chave:
Telefones Celulares, sintomas, RadiofrequênciaResumo
Vários trabalhos têm descrito o aparecimento de sintomas associados à radiofrequência emitida pelos telefones celulares. O objetivo do presente estudo foi avaliar a frequência de sintomas produzidos pelo celular em corretores de imóveis da cidade de João Pessoa. A amostra foi constituída de 53 voluntários, os quais foram antecipadamente convidados à livre participação na pesquisa. Todos os dados foram obtidos através de entrevista e questionários padronizados. Antecedentes de sintomatologia positiva prevaleceram na amostra (72%). Houve uma distribuição estatisticamente desigual de sintomas (p<0,001), com predomínio da sensação de queimação auricular e periauricular (27,3%). Os outros sintomas mais frequentemente referidos foram: cefaleia (12,1%), tensão nervosa (12,1%) e zumbidos (10,6%). Contudo, as variáveis independentes selecionadas (duração das conexões, tempo de subscrição na telefonia celular e número de conexões/ dia) foram incapazes
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.