ADESÃO DE PACIENTES HIPERTENSOS AO TRATAMENTO NA CIDADE DE SOUSA - PB
Palavras-chave:
Hipertensão Arterial, Adesão ao Tratamento, Fatores de RiscoResumo
A hipertensão arterial é um problema de saúde pública, uma vez que pode se tornar fator decisivo para o desenvolvimento de cardiopatias e comprometimento cerebral. O presente estudo é voltado para a adesão de pacientes hipertensos ao tratamento na cidade de Sousa – PB, visando descobrir se os pacientes inseridos na rede básica de saúde aderem ao tratamento prescrito, bem como, investigar os fatores associados à não-adesão dos mesmos. O estudo foi realizado na Unidade de Saúde da Família, Jardim Sorrilândia IV, localizado a Rua João Malvino Filho, nº 50, em Sousa - PB. Nesta pesquisa de caráter qualitativo, os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada, por meio de questionário, elaborado com perguntas objetivas não indutivas. Após a coleta dos dados, os resultados foram resumidos em gráficos e tabelas com uma análise dos dados. Participaram do estudo 100 pacientes hipertensos da referida unidade cadastrada no programa Hiperdia. Os resultados deste estudo revelaram que da população hipertensa 66% são mulheres; 20% da população apresentam idade superior a 70 anos; 79% são casados. Com relação à renda per capita, esta varia de 1 a 3 salários. A população revelou conhecer o perigo da hipertensão, porém, não conhece os fatores de risco para o agravamento da doença. Os pacientes hipertensos aderem ao medicamento prescrito, mas não o realizam de forma adequada, tornando-se em fortes candidatos a doenças cardiovasculares, segundo o IMC e RCQ.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.