ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: ANÁLISE AO PACIENTE NO CENTRO CIRÚRGICO
Palavras-chave:
Centro Cirúrgico, Assistência de Enfermagem, HumanizaçãoResumo
Esta pesquisa busca estabelecer uma reflexão sobre a humanização na assistência de enfermagem ao paciente no centro cirúrgico, identificando sua necessidade e importância na atividade da enfermagem, apesar de ser um assunto muito abordado no meio acadêmico, na prática, ela não tem se concretizado. O objetivo geral da referida pesquisa foi analisar a assistência de enfermagem prestada ao paciente no contexto do centro cirúrgico, especificando resgatar dos profissionais que atuam no bloco cirúrgico a assistência prestada e analisar a assistência de enfermagem integral, individualizada, humanizada, tendo como centro da atenção o paciente cirúrgico. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, que está situado à Rua Horácio Nóbrega, no bairro do Belo Horizonte, na cidade de Patos - PB. A população investigada foi composta pelos profissionais que atuam no centro cirúrgico. A amostra compreendeu quatorze (14) profissionais que estiveram presentes no local no momento da coleta dos dados, atuando no centro cirúrgico e aceitaram participar da pesquisa, considerando os aspectos éticos em pesquisa envolvendo seres humanos, preconizados pela Resolução nº. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. A coleta dos dados aconteceu a partir da entrevista estruturada, contendo questões abertas, que foi realizada durante o período de 18 de julho a 08 de agosto de 2006, na qual os dados obtidos foram analisados com base num enfoque qualitativo, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Na análise constam oito (8) ideias centrais e os Discursos do Sujeito Coletivo referentes a cada uma delas, que evidenciam que a maioria dos profissionais...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.