Breves Notas sobre o Meio Ambiente e a Atual Crise de Paradigmas
Palavras-chave:
Meio ambiente, Paradigma, ComplexidadeResumo
As reflexões aqui elucidadas referem-se aos questionamentos que envolvem o meio ambiente e a crise de paradigmas no atual estágio da modernidade. A construção de um novo pensar trouxe à tona a crise do cartesianismo de Newton e a teoria geral de sistemas além de incorporar um pensamento complexo entre o ser e o conhe-cer.O procedimento utilizado para a construção do trabalho foi a pesquisa bibliográfica ,a qual permitiu que as idéias fossem sendo aprimo-radas ao longo do artigo. Contudo, as matizes que flexionam esta problemática de cunho epistemológico e de valores, levaram a humani-dade no terceiro milênio a redimensionar o pensar e o agir, para nortear as inovações científico-tecnológicas e garantir o futuro das novas gerações frente aos desafios que são levados para a ciência e sobretudo para a humanidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.