Educação: Elemento Primordial no Desenvolvimento Humano
Palavras-chave:
Educação, Social, CulturaResumo
Um dos principais objetivos da educação é a promoção de mudanças desejáveis e relativamente permanentes nos indivíduos, e que estas possam propiciar o desenvolvimento integral do homem e da sociedade como um todo. Assim sendo a educação deve atingir todas as pessoas, em todos os níveis, visando, sobretudo, o desenvolvimento bio-psico-social do sujeito além da observação das dimensões econômicas e o fortalecimento de uma visão mais partici-pativa, crítica e reflexiva dos grupos nas decisões dos assuntos que lhes dizem respeito. A educação é tida também como meio de ascensão social, de erradicar a pobreza e minimizar a violência concede à escola um papel fundamental que é valorizado no âmbito nacio-nal e internacional. Este artigo visa fornecer ao leitor uma reflexão a respeito da educação e a sua importância sob o prisma do social e do cultural, chamando atenção para o fato de que qualquer que seja o ângulo pelo qual observemos a educação ela nos apresentará características fundamentais para o desenvolvimento do ser humano como um todo, reafirmando seu papel nas transformações pelas quais vêm passando as sociedades contemporâneas e assumindo um compromisso cada vez maior com a formação para a cidadania.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.