CAUSAS DE ABANDONO AO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE NO VALE DO MAMANGUAPE-PB
Palavras-chave:
Tuberculose, Causas de abandono, Tratamento da tuberculoseResumo
O estudo teve como objetivos traçar o perfil dos clientes e investigar os fatores que contribuíram para o abandono ao tratamento da tuberculose. Realizado no Programa de Controle da Tuberculose na cidade de Mamanguape-PB. Quanto ao perfil dos pesquisados, encontramos mais homens (77,8%) do que mulheres (22,2%) e mais pessoas na faixa etária acima de 40 anos (66,6%), apontam também analfabetos (77,8%), desempregados (33,3%), aposentados (22,2%) e com baixo poder aquisitivo até um salário mínimo (44,4%). Com relação às causas de abandono do tratamento, observamos existir vários motivos, como: a ilusão de estar curado, efeitos colaterais, esquecimento, alcoolismo e trabalho integral. Verificamos, também, que 100% dos entrevistados não sabiam de nada sobre o que era e como se transmite a tuberculose.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.