A CONTRIBUIÇÃO DA TOXICOLOGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Palavras-chave:
Saúde, Prevenção, Promoção, Toxicologia, ToxicovigilânciaResumo
A preservação da saúde depende de diversas condições: do meio ambiente em que a pessoa vive; do equilíbrio ecológico; do equilíbrio afetivo entre as pessoas; do conhecimento do próprio corpo; da visão da vida como uma passagem; do cuidado com a própria espiritualidade; da solidariedade para com os outros e da responsabilidade de manter a harmonia social. Portanto, saúde não é um fenômeno isolado, mas o resultado de diversas interações de vida. Partindo do princípio da prevenção no sentido de promoção da saúde, esta pesquisa bibliográfica, para a qual foram utilizados artigos e livros relativos ao tema, propõe-se a mostrar a contribuição da vigilância toxicológica para a promoção da saúde, discorrer sobre toxicologia de uma forma clara para o público leigo e divulgar o Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba à população, como referência para busca de atendimento e informações. A Toxicovigilância pretende expressar a amplitude de ações que envolvem atividades específicas, visando a um controle adequado de qualquer situação ou acontecimento relativo a efeitos nocivos dos agentes tóxicos. Competem também a ela, ações de suprimir ou limitar riscos e conseqüências dessas situações, de acordo com as atividades desenvolvidas, no sentido de assistir e orientar à população, promovendo a saúde e combatendo prejuízos pertinentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.