O CUIDAR DE UMA ADOLESCENTE COM AIDS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
AIDS, Adolescente, Assistência de enfermagemResumo
O HIV é um vírus que causa uma enfermidade crônica, caracterizada pela deficiência do sistema imunológico do portador e que, exatamente por dificultar a interação do hospedeiro com o ambiente externo, apresenta não somente efeitos físicos, mas também sociais. Em razão da participação no projeto de extensão Resgate da Saúde e da Cidadania: um olhar para as DST e AIDS, desenvolvido pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), em parceria com a Organização Não-Governamental Missão Nova Esperança, acompanhou-se, através de visitas quinzenais, uma família e, entre esta, uma adolescente de 13 anos portadora do vírus da AIDS. Pelo fato de ser uma adolescente portadora do HIV, os efeitos psicológicos da doença são mais intensos e sofridos, em virtude do preconceito e isolamento social, os quais a mesma e sua família sofrem. A assistência de enfermagem prestada a estes foi realizada a partir das necessidades identificadas através do levantamento de dados. As atividades de enfermagem foram voltadas para a prevenção de doenças oportunistas, estimulando uma boa alimentação, realizando medidas adequadas de higiene pessoal e ambiental, usando correta e sistematicamente a medicação prescrita, e orientando quanto à importância da realização dos exames CD4 e Carga Viral. Com o desenvolvimento dessas atividades, pôde-se observar melhorias nos cuidados higiênicos, cuidados com a alimentação, e maior aceitação da medicação pelos pacientes e realização dos exames. As ações direcionadas para minimizar os efeitos psicológicos que a AIDS provoca necessitam ser mais trabalhadas, em virtude das especificidades da adolescência. É importante ressaltar que as ações implementadas tiveram resultados positivos junto aos familiares, uma vez que os conhecimentos fornecidos sobre a doença possibilitaram uma maior conscientização acerca dos cuidados necessários à saúde mental e física da adolescente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.