IMPORTÂNCIA DO DISCENTE VOLUNTÁRIO NO CUIDADO À CRIANÇA COM CÂNCER EM CASA DE APOIO
Importance of volunteer students in care for children with cancer in support homes
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n2.p241-246Palavras-chave:
Criança, Sobreviventes de Câncer Infantil, Trabalho VoluntárioResumo
Câncer infantil é uma doença crônica que está associada ao risco iminente de morte. A terapêutica localiza-se nas grandes cidades que possuem os Centros Especializados em Oncologia. É neste contexto que as Casas de Apoio se fazem importante para as crianças e suas famílias que não possuem condições financeiras para manter-se. O lúdico que é próprio da infância, proporciona momentos de distração e bem-estar nas diversas atividades que são capazes de instigar a imaginação. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de academicas de enfermagem acerca do impacto do voluntariado em uma casa de apoio. Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido a partir da vivencia de academicas de enfermagem durante atividades voluntárias em uma casa de apoio à criança com câncer e sua familia em João Pessoa-Paraíba, durante os meses de outubro de 2023 até abril de 2024. As ações ludicas foram ofertadas a crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, de forma individual ou coletiva e com a integração dos pais no momento de cuidado. A descrição da vivência estruturada em três momentos: cuidar por meio do lúdico; cultivando laços com a criança e sua familia; satisfação em cuidar. O cuidado voluntário à criança com câncer colaborou com o aprofundamento de habilidades humanas essenciais a prática de enfermagem, bem como ampliou o olhar da discente acerca da implementação de abordagens humanísticas de cuidar em oncologia pediátrica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.